O Dia das Mães é uma das datas sazonais mais importantes para o varejo e muitos segmentos de negócios, especialmente para o de comidas e bebidas, como confeitarias, padarias, bares e restaurantes. Por ser um momento em que muitas pessoas querem celebrar com suas mães e familiares, há uma grande oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Para ter um bom resultado financeiro, é importante começar o planejamento de ações com antecedência, levando em consideração que será necessário fazer um aporte de recursos com base nas metas de aumento de vendas. Por isso, a Casa do Pica-Pau preparou algumas dicas para ajudar você, empreendedor(a), a preparar seu estabelecimento para essa data especial e ter um feliz Dia das Mães!
Além de oferecer opções de refeições especiais para o Dia das Mães, considere a possibilidade de criar um mix de presentes personalizados, como cestas de café da manhã, bolos, doces especiais, combos de bebidas com aperitivos não-perecíveis, e por aí vai. Essa pode ser uma maneira simples e eficiente de diferenciar seu negócio dos concorrentes e aumentar a receita.
2- Desenvolva um cardápio para a data
Um cardápio especial para o Dia das Mães pode ser uma ótima maneira de atrair clientes e criar um ambiente festivo em bares ou restaurantes. Considere a possibilidade de oferecer pratos que são populares entre as mães, como brunches, pratos com frutas, sobremesas e coquetéis especiais.
3- Crie promoções especiais
Para incentivar as pessoas a escolherem seu estabelecimento para celebrar o Dia das Mães, crie promoções especiais. Isso pode incluir descontos em pratos selecionados, brindes para as mães ou sorteios de prêmios.
#Extra: como a demanda de clientes tende a aumentar na data, estabeleça um sistema de reserva de mesas, separando uma cota do seu espaço físico para esse fim.
4- Invista na decoração
A decoração é uma parte de suma importância da criação de um ambiente festivo para o Dia das Mães. Considere a possibilidade de decorar seu estabelecimento com flores, balões e outros itens que ajudem a criar um ambiente aconchegante e acolhedor.
No caso de padarias e confeitarias, vale a pena destacar na vitrine as opções especiais criadas para a data, informando com um cartaz, ou outro material de positivação, o cardápio com todas elas.
5- Treine sua equipe
Uma equipe bem treinada é essencial para garantir que o Dia das Mães seja um sucesso. Certifique-se de que sua equipe esteja preparada para atender aos clientes, lidar com as solicitações especiais e fornecer um excelente serviço. É bom pensar até em aumentar o número de pessoas trabalhando às vésperas e no domingo das mães, para manter o padrão de atendimento e evitar esperas.
6- Considere a opção de delivery
Muitas pessoas preferem celebrar o Dia das Mães em casa, e isso significa que há uma grande oportunidade para o delivery. Por isso, prepare seu estabelecimento para realizar entregas na data, incrementando a equipe e criando um sistema para que os clientes possam fazer pedidos antecipados.
7- Comunique suas promoções
Para que as pessoas saibam sobre todas as ações e ofertas especiais do seu estabelecimento para o Dia das Mães, é importante comunicá-las em seus canais de marketing, incluindo redes sociais, Whatsapp, e-mail marketing e site. Vale a pena também investir em anúncios pagos em redes sociais para alcançar um público maior, considerando a sua região de atuação.
Gostou das dicas? Agora é colocar a mão na massa para planejar as ações e colocá-las em prática neste Dia das Mães. E se precisar de equipamentos para o seu estabelecimento, fale com a Casa do Pica-Pau. Temos um mix completo de produtos para bares, restaurantes, confeitarias, padarias e muito mais.