Quem é proprietário ou administra estabelecimentos como padarias, açougues, bares e restaurantes, sabe da relevância das datas comemorativas para o faturamento. A sazonalidade afeta a venda em diferentes períodos e, por isso, é preciso usá-la a favor do seu negócio.
Para ajudá-lo nessa missão, separamos cinco datas sazonais relevantes e algumas dicas de como tirar proveito de cada uma para aumentar os lucros da sua empresa. Confira!
1- Dia das Mães
Conhecida como a segunda data mais importante para vendas no Brasil, perdendo apenas para o Natal, ela é comemorada no segundo domingo do mês de maio e celebra a figura materna no geral.
Por sua importância no comércio, prepare com antecedência o seu negócio para atender a alta demanda e faça um planejamento detalhado. Decorar o estabelecimento com o tema também é uma ótima ideia e cabe em diversos segmentos.
Para restaurantes e bares, uma ótima opção é oferecer um menu especial para que as famílias celebrem a data no local, ou peçam por delivery. Capriche na apresentação e na escolha dos pratos. Já as padarias e confeitarias podem divulgar os produtos como uma opção de presente, criando bolos temáticos e doces personalizados.
2- Dia dos Namorados
A data do dia 12 de junho celebra o amor de diferentes tipos de casais, tornando o público-alvo amplo em termos de idade e preferências. Para o seu estabelecimento, é possível investir em estratégias de marketing sensorial, com fragrâncias e músicas que casam com o clima romântico do dia.
Promoções no estilo “compre 1 leve 2” servem para diferentes nichos para a ocasião, bem como os kits que combinam diversos produtos para serem presenteados. E são opções bem versáteis para diversos segmentos. Uma padaria ou supermercado podem oferecer, por exemplo, um combo de frios ou café da manhã. Já as confeitarias podem montar um kit de sobremesas temáticas.
3- Dia dos Pais
Apesar de não ser tão forte quanto o Dia das Mães, para a data comemorada no segundo domingo de agosto, os restaurantes podem aproveitar da estratégia de um cardápio especial para a celebração.
Em relação aos presentes, os açougues podem preparar combos altamente desejáveis, como um kit para churrasco, com carnes de primeira, tábua, faca e outros acessórios. Os bares e distribuidoras podem adequar a ideia para o nicho, sendo bebidas de alto valor agregado uma outra opção desejada de presente.
4- Halloween
Realizado no dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas vem sendo uma data cada vez mais marcante para o comércio no Brasil. É uma comemoração irreverente, que pode ser uma ótima oportunidade de fazer uma decoração e comunicação diferente no estabelecimento e nas redes sociais.
Além disso, a data movimenta o comércio alimentício. Pode ser uma ótima opção para desenvolver pratos ou bebidas temáticas no seu bar, confeitaria ou sorveteria.
5- Natal
O feriado do dia 25 de dezembro é o mais importante no calendário de vendas do varejo. Para uma data tão especial, não se esqueça da decoração para o seu estabelecimento, como árvore de Natal, pisca-pisca e outras iluminações que vão destacar o local. Aproveite também para dar descontos, fazer promoções e até sorteios para melhorar a experiência do cliente com o seu negócio.
Dependendo do segmento, o vale-presente pode ser um bom recurso a ser implementado durante as compras de final de ano, com a oportunidade para seu estabelecimento atender e conquistar novos clientes que irão trocá-lo por produtos.
Para os nichos de alimentação, como supermercados, confeitarias e padarias, abasteça o estoque com produtos vendidos na época, ou crie as próprias sobremesas e pratos relacionados com a comemoração.
Sentiu falta da Black Friday?
A data, que acontece na última sexta-feira de novembro, é uma das mais esperadas pelo comércio atualmente, e tem como foco promoções e ofertas imperdíveis. Apesar de ter um foco mais no e-commerce, todos os tipos de negócios podem aproveitar o momento em que os consumidores estão mais propensos a comprar para lucrar mais.
Para destacar o seu estabelecimento dos concorrentes, planeje com antecedência as ações, reforce o estoque, faça uma boa positivação de loja e,claro, ofereça descontos realmente satisfatórios.
Planeje as datas comemorativas para vender mais
Independente da data ou do seu segmento, o segredo para uma boa estratégia de vendas é se preparar com antecedência, estabelecendo objetivos, metas e plano de ações. Faça também análises após os períodos sazonais para entender como foi o consumo e, assim, adaptar a oferta de produtos e serviços durante os períodos.
E pode contar com o mix de produtos e equipamentos da Casa Do Pica-Pau para que seu estabelecimento funcione a todo vapor durante todas as datas do ano. Faça uma visita a uma de nossas lojas e receba o melhor atendimento consultivo de nossa equipe.