Abrir um negócio pode parecer desafiador, porque é preciso ter conhecimento da área na qual deseja empreender, definir o valor a ser investido, cuidar da parte burocrática da abertura de um CNPJ e muito mais. Mas é possível sim tirar o sonho de ter a própria empresa do papel, e até antes do que você imagina. Aproveite o constante crescimento do número de empreendedores no Brasil e veja nossas dicas para abrir o seu negócio ainda em 2023.
Tenha um plano de ação
Tudo começa com um bom plano de negócios. É preciso de pesquisa e estudo do segmento, público e concorrentes para chegar a esse documento, que será a base para qualquer tomada de decisão da empresa. Tenha também dados sobre os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio empresa.
Além disso, o plano de negócios conta com o resumo executivo do negócio, todo o processo de produção, fornecimento e estoque, análise de riscos e plano de ação. Não se esqueça de ter clareza sobre o momento atual da empresa e quais os objetivos e metas a curto e longo prazo.
Planeje o investimento
Tão importante quanto realizar um plano de negócios é possuir um capital de giro. Planeje o investimento a ser realizado inicialmente, contando já com o valor que ficará guardado para sustentar as operações da empresa e dar continuidade ao seu negócio de forma saudável financeiramente.
No início, evite gastos que não sejam essenciais ou que não estavam planejados. São cuidados que evitam o prejuízo e ajudam a reservar os recursos onde serão mais necessários. Não se esqueça também de separar a sua conta e despesas pessoais do que é empresarial. Dessa forma, você terá uma visão realista dos gastos e do lucro do seu estabelecimento.
Se está faltando capital no início, saiba que com o Consórcio Casa do Pica-Pau, é possível realizar o sonho do próprio negócio sem comprometer a renda ou gerar dívida. Veja mais 5 motivos para investir no Consórcio Casa do Pica-Pau.
A divulgação é essencial
Na hora de definir um investimento, separe uma parte para que o marketing esteja presente desde o primeiro momento do negócio. As ações de divulgação, em especial nas redes sociais, podem ser um investimento mais barato e com resultados surpreendentes.
E nem precisa esperar seu estabelecimento abrir para começar, o ideal é que a estratégia de marketing se inicie antes, com a intenção de agregar clientes e criar uma sensação de expectativa para a inauguração.
Seja estratégico e defina parcerias
Faça uma lista com tudo o que falta para abrir o seu negócio. É o momento também de fazer boas parcerias, tanto com possíveis sócios, como também com fornecedores. No caso de sociedade, defina previamente as responsabilidades e obrigações de cada pessoa para o funcionamento da empresa.
Seja estratégico também ao definir os fornecedores de matérias-primas, produtos, equipamentos e embalagens. Pesquise previamente a reputação e a forma de trabalho de cada um, com foco nos prazos de entrega e se seguem todas as normas de segurança.
Atenção à documentação
Para entrar com o processo de abertura da sua empresa, tenha em mãos todos os documentos necessários, que são:
Cópia autenticada do RG;
Cópia simples do CPF;
Certidão de casamento (se houver);
Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
Última declaração do imposto de renda;
Cópia simples do comprovante de endereço comercial;
Cópia do IPTU ou outro documento que tenha a inscrição mobiliária ou indicação fiscal do imóvel onde será a empresa.
Vale lembrar que algumas regiões apresentam exigências específicas e, por isso, o ideal é sempre consultar a junta comercial da sua cidade.
Dica bônus: Baixe grátis o nosso Guiadefinitivo para abrir o seu negócio e receba um passo a passo completo para tirar a sua empresa do papel ainda este ano. Nele, você verá dicas de como conhecer e definir o público-alvo, escolher a melhor localização, todos os processos legais e burocráticos para emitir um CNPJ e muito mais.