Bares temáticos: por que estão em alta e como montar o seu?

Os bares temáticos estão ganhando cada vez mais popularidade entre os empreendedores do ramo de alimentação e bebidas. Se você está pensando em abrir seu próprio bar, considerar uma temática pode ser uma estratégia de negócio diferente e divertida para atrair o público-alvo. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto antes de decidir investir nesse nicho. 
Mas, por que os bares temáticos estão em alta?
  • Diferenciação e destaque: os bares temáticos oferecem uma proposta única, atraindo um público específico e interessado, o que ajuda a destacar o negócio dos concorrentes e pode gerar uma base de clientes leais e engajados.
  • Experiência memorável: ao adotar um tema específico, como esportes, cultura pop, jogos de tabuleiro ou cinema, o bar cria um ambiente envolvente e imersivo, sendo uma experiência única para os clientes, que pode ajudar na fidelização. 
  • Potencial para viralizar nas redes sociais: muitas pessoas adoram registrar momentos divertidos e diferentes em suas redes. Com a decoração única do bar, os clientes irão compartilhar fotos e vídeos do local, aumentando a visibilidade e atraindo mais público para o local.
Dicas para montar o seu próprio bar temático
1- Escolha um tema diferente e relevante para seu público-alvo 
O primeiro passo é pesquisar bastante. Descubra o que os seus concorrentes já fazem, e identifique uma oportunidade em um tema que seja do interesse do seu público-alvo, e que ainda não exista na sua localidade, mas que seja bem conhecido na região. Nesse início, é fundamental ter um planejamento financeiro para saber o que será possível de ser executado dentro do tema escolhido. 
Leia mais: 5 dicas para abrir o seu negócio ainda em 2023
2- Decoração e ambientação
A decoração é parte fundamental para criar a atmosfera proposta pelo tema. Invista em elementos visuais que transmitam a temática escolhida de forma clara e criativa. Pense em cores, mobiliário, objetos decorativos e iluminação que ajudem a construir uma experiência imersiva e positiva para os clientes.
3- Cardápio temático
Além da decoração, o cardápio também deve refletir a temática escolhida. Crie nomes e apresentações criativas para os pratos e bebidas, incorporando referências e oferecendo opções que complementam a experiência. 
4- Divulgação e presença on-line
Utilize as redes sociais e outras plataformas digitais para divulgar o seu bar. Crie conteúdo relevante relacionado à temática, compartilhe fotos e vídeos que destaquem o ambiente e a experiência oferecida. Utilize técnicas de SEO para garantir que seu site e suas redes sociais estejam bem posicionados nos mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade.
5- Invista em equipamentos de qualidade 
Para a experiência do cliente ser totalmente positiva, além da ambientação é preciso investir também em bons equipamentos para uma boa qualidade das comidas e bebidas oferecidas. Alguns itens essenciais para montar o seu bar são:
  • Geladeira ou refrigerador;
  • Freezer;
  • Máquina de gelo;
  • Chopeira;
  • Fritadeira;
  • Chapa ou grelha;
  • Fogão e forno industrial;
  • Processador de alimentos;
  • Liquidificador industrial e mais. 
Você encontra todos esses equipamentos e muito mais aqui, na Casa do Pica-Pau. Temos um mix completo de produtos para bares, restaurantes, confeitarias, padarias e muito mais. 
Bônus: Ainda tem dúvidas de como montar o seu bar? Baixe grátisGuia definitivo para abrir o seu negócio e receba um passo a passo completo para tirar a sua empresa do papel ainda este ano.

Você também pode gostar...